domingo, fevereiro 15, 2009

Bolo esponja

Esta receitinha foi tirada do Cantinho das receitas e não só... é da querida Raquel.Um bolinho prático e muito bom para acompanhar um chá.E claro que entre a canela e o chocolate em pó optei logo pela canela!Não fosse eu fã de canela!
4ovos
150gr de açúcar
250gr de farinha de trigo
2colheres de sopa de fermento em pó
8colheres de sopa de água morna

Batem-se as gemas com o açúcar. Depois junta-se a água devagar, sem nunca deixar de mexer. Depois a farinha e o fermento peneirados, alternando com as claras em castelo.Unta-se uma forma e polvilha-se com canela ou chocolate em pó! (eu optei logo pela canela claro). Coze em forno médio.

CALDA:
1 chávena de leite
1 colher de sopa de manteiga
1/4 de chávena de açúcar
essência de baunilha qb

Num tacho leva-se todos os ingredientes ate levantar fervura.Com o bolo ainda por desenformar, pica-se com o garfos e com cuidado rega-se o bolo, até fica bem ensopadinho! Espera-se um pouco e desenforma-se!

Nota:Quando fiz a calda achei que era muita,mas não,se fizerem metam calda toda á vontade pois isso é que vai fazer o bolo ficar muito bom!E mais húmido.

Beijinhos e um bom Domingo.

23 comentários:

Anónimo disse...

Nunca fiz, deve ser tão bom!!!!
Delicia,parabens e muitos beijos.

ameixa seca disse...

Adoro bolos com calda e também optava pela canela :)

Isabel Salvador disse...

ficou muito lindo,que saudades da nossa Raquel..jinhos sarita

Karla disse...

Parece muito simples e deve ser óptimo :)

Nereime disse...

Esse eu nao conhecia, ja anotei!!!
bjinhos mil

Xana Bértolo disse...

K lindoo bolo querida :)
bjinhus

Romy Almeida disse...

E optas-te muito bem LOL
essa seria a minha escolha se não estivesse de dieta LOL

Deixei-te um desafio no meu blog ;-)

Bjokas***

moranguita disse...

sara esta muito bonito. o bolinho deve set muito bom.
beijinhos

Catarina Santos disse...

Eu vou experimentar! Ainda por cima não leva muitos ovos, é o que se quer :)

Beijinhos e boa semana!!

Susana disse...

Tem mesmo bom aspecto!

Liliana disse...

mais um bolinho com um aspecto maravilhoso, dever mt bom:)
Linda passa no meu blog tens lá um desafio e uns selinhos beijokas

Anónimo disse...

Ficou com um aspecto fantástico amiga!
Tens um desafio lá no meu cantinho! :)
Bjcas.

Nela disse...

Sarinha amiga, que belo bolo, já anotei a receita, tem um óptimo aspecto,é verdade estive fora do blog um tempinho, mas já regressei, á coisas mais importantes na nossa vida como a família,tive um familiar doente, e daí...beijinhos e boa semana obrigada pelos comentários.

Pitadasdilu disse...

Huummm, deve ser muito bom.
Mais um bolinho para experimentar.
Bjos, Lú.

Adriana disse...

Adoro bolos e este esta lindo!!

boa semana!

Maggie disse...

Este bolo devis estar uma delícia...
Respondendo à tua questão sobre o pão de mistura aqui vai:
- o copo é o da máquina, mas podes utilizar o que quiseres desde que respeites o resto da receita com o mesmo copo
- podes utilizar o programa pão branco ou integral tamanho I, eu utilizo sandes porque a crosta fica mais macia
Espero ter ajudado e fico à espera do resultado.
Bjs

Carla disse...

tb um dia vou fazelo parece ser mt bom

Anónimo disse...

Olá, vou ter que experimentar, ainda mais com calda e com canela.
Beijinhos e boa semaninha,
Carla

Manuela © disse...

Deve ficar um bolo húmido e saboroso. Muito original a ideia de polvilhar a forma com canela ou chocolate :)

Teresa Newman disse...

bom demais Sarita!

Erva Doce e Canela disse...

Este bolo esponja tem um óptimo aspecto!
Tens um desafio no meu blog.

Beijinhos

raquel disse...

Ola Sarinha!! É com um enorme prazer que vejo aqui esta receitinha.. e o meu nome!! Fiquei mesmo muito contente!!! =)
**um beijinho enorme minha querida!**

Tiago Lopes disse...

fantastico estou fascinado com o seu blog....

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin